Use o Princípio de Pareto Para Se Tornar Um Perito em Gestão de Tempo

Princípio de Pareto na gestão de tempo.

Tire vantagem da Lei de Pareto nos negócios. O Princípio de Pareto também é conhecido como a regra dos 80/20 e é uma importante ferramenta na gestão de tempo.

Neste artigo vamos perceber como o conceito de Pareto pode ser aplicado à gestão de tempo, para que possa fazer uma gestão mais eficiente do tempo.

Afinal, enquanto empreendedores, precisamos de retirar o máximo valor de um recurso escasso que é o tempo.

Se todos temos as mesmas 24 horas por dia, temos de fazer uma eficiente gestão de tempo para fazermos avançar os nossos projetos rapidamente.

Vamos a isso?

O que é o Princípio de Pareto?

O autor da Lei de Pareto é Vilfredo Pareto, um economista italiano (1848-1923) que também se dedicou à sociologia, ciência política entre outras atividades.

Entre as várias atividades que Pareto desempenhou ao longo da vida, ele observou que num mundo de causa/efeito, a relação entre estes dois fatores não era linear. A conclusão a que chegou foi que, em média, cerca de 8o% dos efeitos resultam de 20% das causas.

Ou seja, era possível fazer mais com menor esforço.

Esta teoria foi revolucionária e resultou em melhorias consideráveis nos processos de produção da altura, assim como nas forma de agir e pensar de gerações futuras.

O diagrama de Pareto pode ser aplicado em diferentes áreas, como por exemplo na produção, logística e no controlo de qualidade.

Alguns exemplos da Lei de Pareto nos negócios são:

  • 80% das vendas resultam de 20% dos clientes;
  • 80% dos lucros advém de 20% dos produtos;
  • 20% dos funcionários são responsáveis por 80% dos resultados.

De uma forma genérica, esta divisão de esforço e resultado costuma ser habitual nos negócios atuais, o que nos leva à inevitável questão da otimização do tempo.

A Lei de Pareto e a Gestão de Tempo

Princípio de Pareto na gestão de tempo.
Princípio de Pareto e a gestão de tempo.

De acordo com o Princípio de Pareto 80% dos resultados provêm de 20% dos esforços, por isso é fundamental que identifique quais são esses 20%.

Pois, o que acha que acontece quando consegue reconhecer o que lhe traz mais resultados com o menor esforço?

Torna-se muito mais simples e rápido atingir as metas pretendidas!

Desta forma, é fácil escolher de forma estratégica as tarefas com melhor ROI (Return On Investment)! Ou seja, fazer em primeiro lugar aquilo que produz mais resultados.

E se assim o entender, pode apenas dedicar-se a essas funções e delegar tudo o resto, ganhando de volta horas no seu dia.

Aliás, este é o fundamento de livros de sucesso como o “4 Horas por Semana – Trabalhar Menos, Produzir Mais” de Timothy Ferriss.

Talvez a promessa de trabalhar menos tempo seja convidativa, no entanto, não posso deixar de reconhecer a importância de saber o que trás maiores resultados com o menor esforço despendido.

Delegar as tarefas com menor impacto

Alavancar negócios com uma Assistente Virtual.
Como uma Assistente Virtual ajuda a alavancar negócios.

Num cenário de crescimento, faz todo o sentido que os empreendedores concentrem todos os seus esforços nos 20% que se transformam em 80% dos resultados.

Mas existem tarefas que precisam de ser concluídas, mesmo que não impactem de forma significativa nos resultados.

Nessa situação está na altura de delegar e aumentar a sua equipa. Comece por contratar uma Assistente Virtual que o ajude na gestão operacional do seu negócio e continue a dedicar-se aos 20%.


Faz sentido esta reflexão sobre a Lei de Pareto nos negócios e a gestão de tempo para empreendedores? Partilhe a sua opinião nos comentários!

Entretanto, se está a pensar contratar uma Assistente Virtual podemos conversar!

Siga a Secretária Online PT: FacebookInstagramPinterestTwitter e Youtube.

*este post pode ter links de afiliado.