Precisa de melhorar a sua gestão de tempo? Reunimos cinco dicas certeiras de gestão de tempo para empreendedores, para que o seu dia seja mais produtivo.
Estas são as estratégias que eu uso enquanto Assistente Virtual para fazer mais em menos tempo, mas devo dizer que a dica número cinco é a que no meu caso produz melhores resultados!
Continue a leitura e espero que estas sugestões sejam úteis para o ajudar a gerir o tempo.
Dicas de Gestão de Tempo para Empreendedores
1. Tenha uma estratégia (planeie as suas ações com antecedências)
Se não sabe para onde vai, todos os caminhos estão corretos, certo? Pois, nos negócios não deve ser assim!
Evite a navegação à vista e invista tempo na preparação, ou seja, planeie as suas ações com antecedência.
É claro que imprevistos vão sempre acontecer, mas a ideia é que não tenha de andar sempre a correr atrás do prejuízo.
Portanto, para que não tenha de fazer de bombeiro e apagar incêndios, para cada projeto tenha um conjunto de ações que precisa fazer.
É nessas ações que deve trabalhar numa base diária. Sem desculpas, dó ou piedade. Apenas faça o que tem de ser feito.
2. Comece o dia com a coisa mais difícil (coma o sapo primeiro)
Veja se conhece a sensação: sabe que precisa de fazer alguma coisa, que lhe está a custar e então decide fazer tudo menos a tarefa mais difícil?
Então tudo serve de desculpa para não fazer o que precisa ser feito e chega ao final do dia sem resolver o assunto. No dia a seguir acontece a mesma coisa e sem perceber porquê, a tarefa arrasta-se por semanas.
No final, o problema agrava-se e depois é ainda mais difícil de revolver!
A isto chama-se procrastinar e além de ser uma palavra difícil de dizer, tem consequências devastadoras.
Horrível, não é? É também um desperdício de tempo e energia, por isso, comece o dia com a tarefa mais complicada. Por outras palavras, coma o sapo primeiro! Vai ver que se sentirá muito melhor e o dia corre mais tranquilo.
3. Conheça-se e aplique técnicas de gestão de tempo (Saiba o que resulta para si)
Existem várias técnicas de gestão de tempo que ajudam os empreendedores, no entanto, o desafio é encontrar o que realmente funciona para cada um.
Todos temos gostos diferentes, as experiências pelas quais passamos também são diferentes, por isso faça o exercício de encontrar a receita ideal para si.
Já falamos de algumas técnicas de gestão de tempo para empreendedores neste artigo, como é o caso do planeamento e evitar a procrastinação, mas não vale a pena experimentar tudo ao mesmo tempo.
Para que as mudanças sejam efetivas, tente perceber quais os obstáculos mentais que estão a sabotar o seu progresso. Se for o caso, invista em desenvolvimento pessoal para que se possa conhecer melhor e construir uma melhor versão de si próprio.
4. Faça pausas para descansar e divirta-se
Há alturas em que é obrigatório dar prioridade ao trabalho, mesmo que isto implique diminuir as horas de sono, os momentos de lazer e o tempo que passamos com a família e amigos.
No entanto, tenha em atenção para não cair em burnout e colocar em perigo o seu bem-estar e a saúde financeira da sua empresa.
Isto porque para ter sucesso não precisa de eliminar de forma definitiva os momentos de descontração e divertimento. Aliás, vários estudos defendem que pensar só em trabalho é contraproducente em termos de produtividade.
Acredito que para um empreendedor não é fácil encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mas devemos estar conscientes dos nossos limites.
Por isso, permita que existam pausas para recuperar física e mentalmente, e se tiver oportunidade, tente incorporar no seu dia a dia atividades como exercício físico e meditação.
5. Foco total (Só faça as tarefas importantes)
Na gestão de tempo para empreendedores é muito importante que dedique todas as horas do dia ao que faz crescer o negócio.
Ou seja, dê especial atenção às tarefas estruturais da empresa e delegue tudo o que for operacional.
Para isso é fundamental a criação de uma equipa em quem confiar.
O papel do empreendedor é desenhar processos e dar formação adequada para que os colaboradores possam fazer aquilo para que foram contratados.
Por outro lado, o foco total implica que saiba quando dizer não.
Tenha as prioridades bem definidas e tenha a coragem de dizer não quando o que lhe propõem não o deixa mais perto do objetivo.
Faz sentido esta reflexão sobre gestão de tempo para empreendedores? Partilhe a sua opinião nos comentários!
Entretanto, se está a pensar contratar uma Assistente Virtual podemos conversar!
Siga a Secretária Online PT: Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e Youtube.